Xô umidade, na minha casa não!

Complementando ainda mais o assunto umidade e mofo que a Bruna já trouxe para gente, me lembrei do que me perguntaram esses dias…

O que fazer para combater a umidade de toda a casa? A pergunta parece um bicho de sete cabeças não é mesmo? Mas não é não. Com alguns cuidados especiais de limpeza e manutenção dos ambientes, objetos e roupitchas dá para enfrentar o clima chuvoso e úmido sem dramas. pensando nisso a dica de hoje é aquela dica doméstica esperta que toda dona de casa precisa saber kkk.

Vamos nos ater somente à umidade como consequência do clima, não por falta de impermeabilização dos pisos, paredes e afins e nem mesmo vamos pensar nos vazamentos, mas se o problema em sua casa parece grande, convide logo um especialista para fazer uma vistoria geral, melhor prevenir do que remediar.

#1 dica – Não vá abrindo a casa toda. Quando o clima tá úmido lá fora e as paredes estão “suando” , pensamos logo em abrir a casa toda para deixar o ar circular e secar tudo, certo? Errado.

A umidade está em maior quantidade lá fora do que dentro de casa, abra as janelas logo pela manhã, deixei o ar circular por toda casa por um tempo e depois volte a fechá-la, quanto mais tempo a casa respirar a umidade do ar, mais molhado tudo vai ficar.

lucerna-suíça

Paisagem maravilhosa – Lucerna – Suíça

#2 dica – Evite limpezas pesadas, com muito esfrega esfrega e água por todo lado. Use panos menos molhados, ou seja, somente úmidos para limpeza dos vidros, pisos e móveis.

Para a limpeza de pisos, vidros, janelas lance mão de meio copo de álcool na mistura do produto a ser aplicado nos ambientes, o álcool vai ajudar a evaporar tudo mais rapidamente, deixando a casa cheirosinha, limpíssima e mais sequinha.

limpeza pesada

#3 dica – Uma das consequências da umidade é o aparecimento do mofo, que pode causar vários danos à nossa saúde. Portanto, mais um motivo para ficar de olho em cada cantinho da casa. O ideal é não permitir que o mofo se instale, mas se isso acabou acontecendo, a dica para exterminá-lo é: use uma medida de vinagre, para 3 medidas de água e 1 colher  de sopa de bicarbonato de sódio e forme um produto de limpeza universal, sustentável e que não agride a sua saúde. Limpe o local com pano embebido ou usando um borrifador. É tiro e queda!

álcool

#4 dica – mantenha a casa ventilada, não é contradição à dica lá de cima não. Nem sempre as paredes estão escorrendo para que você tenha que deixar tudo fechado, se não tem chuva caindo lá fora é hora de abrir as portas e janelas.

vetilação

#5 dica – mantenha as roupas sempre limpas, evite guardar roupas usadas nos guarda-roupas e deixe de vez em quando o seu armário respirar, de braços abertos. O ideal mesmo é não acumular roupas d+, para que o ar possa circular naturalmente entre as peças, fazendo o momento portas abertas, ser desnecessário. Ah! Como a Bruna já disse, nunca use plásticos para organizar roupas e acessórios, tudo preciso respirar.

camisaria

#6 dica – use purificadores de ar, produntinhos anti-mofo, ou ainda raspas de carvão, cal  e giz, isso giz escolar sabe? Eles ajudam a absorver a umidade dentro dos armários.

giz

E aí, gostaram das dicas? Não adianta bater umidade, que eu não deixo você entrar!

Abraços,

Carol Sonda

Fotos: Reprodução

Comentários

Comente

Tokdom
(45)99949-9150 | (45)99931-5454
Curta e Compartilha
Tokdom nas redes