Matéria CGN – Gazeta do Paraná – 01 de Junho 2014 – Reconhecimento

10299934_526289387482706_6177151193682694528_n

Organização é a palavra de ordem delas!

O talento para colocar cada coisa no devido lugar, virou coisa séria e se transformou em profissão…

  • Cascavel – Por Laís Laíny e Emanoelle Beltran

Organizar, arrumar, pôr em ordem. Essas são algumas palavrinhas mágicas que tanta gente gostaria de inserir em seu dia a dia, mas na prática não funciona, não é mesmo? Se mal dá tempo de arrumar a cama, dobrar o cobertor e ajustar o lençol, quem dirá, guardar aquelas roupas empilhadas na cadeira, ou os sapatos entulhados no armário.

É. Talvez organizar seja realmente um dom.

“Sempre fui muito organizada, e a partir do momento que descobri que existia ordem na minha casa, e em muitas casas não, pensei: ‘tá aí uma questão a ser analisada’”, conta a personal organizer Bruna Vascelai.

Há dois anos, ela conheceu a Carolina Sonda, e foi uma ‘organização à primeira vista’. Sim, em comum, elas têm o dom de organizar, arrumar, pôr em ordem… aquelas palavrinhas mágicas que falei no comecinho desta matéria. E foi justamente isso que as uniu.

Apesar de cada uma ter sua devida formação – Bruna é graduada em Direito, e Carol em Administração – a habilidade delas virou coisa séria.

“Só gostar de colocar as coisas em ordem na nossa casa não bastava, fomos atrás de saber como poderíamos repassar isso às pessoas”, revela Bruna.

Foi então que as duas se especializaram neste serviço.

“Buscamos conhecimento através de um curso cujas metodologias foram desenvolvidas por pesquisas internacionais amparadas pela NAPO (National Associationof Professional Organizers), a mais importante associação norte-americana de organização do mundo. Nos preparamos para prestar o serviço de consultoria em organização. Estagiamos por um longo período e nas horas vagas conseguíamos praticar nosso serviço de Personal Organizer como profissão. Este ano, participamos da primeira Conferência Internacional de Organização em São Paulo, evento incrível que só veio a acrescentar o nosso conhecimento. Ministramos workshops e palestras para dar dicas de organização, buscando sempre facilitar e transformar os ambientes, sejam eles corporativos ou residenciais”, explica Carol Sonda.

Nos Estados Unidos, a profissão existe e é reconhecida há quase quatro décadas, enquanto aqui no Brasil, apenas esse ano, no dia 10 de abril foi concretizada a profissão de Persoanal Organizer. Um marco para essas ‘organizadoras de plantão’.

Mas, afinal o que elas fazem? Quais são os seus serviços? Se você sente que a sua casa, ou local de trabalho está precisando de um ‘help’ quando o assunto é organização, então talvez seja a hora de fazer a ‘chamada de emergência’. Tudo começa com uma visita sem custo. Elas vão até o local e observam tudo, analisam ‘tim por tim tim’, e aí então entram em ação.

“A partir desta primeira visita, conforme o volume de trabalho, a gente já sabe o tempo necessário para ser dedicado no ambiente e o valor final”, conta Bruna.

Na finalização do serviço, as meninas ainda separam um tempo com a dona da casa ou a funcionária repassando orientações necessárias para que a ordem vire rotina naquele lugar.

“Em trinta dias, agendamos um retorno de acordo com a necessidade para reavaliar o ambiente. Se precisar, fazemos novas instruções. Estudos revelam que as pessoas precisam de 21 a 28 dias para uma nova adaptação”, explica Carol.

Além disso, elas também podem ser aquela mão amiga para quem está de casa nova e não sabe nem por onde começar a arrumação.

“Nós finalizamos recentemente um serviço na casa de um casal recém-casado. Eles viajaram de lua de mel e a mãe do noivo quis presenteá-los com essa surpresa. Fomos até o apartamento deles e deixamos tudo arrumadinho, ficou uma graça”, conta Bruna.

Seja qual for o seu dilema relacionado à organização, quem sabe está na hora de você receber uma visitinha dessas meninas, afinal, elas se prepararam para isso e entendem mesmo de colocar cada coisa no devido lugar. Para conhecer melhor o trabalho delas, acesse www.tokdom.com.br.

Comentários

Comente

Tokdom
(45)99949-9150 | (45)99931-5454
Curta e Compartilha
Tokdom nas redes