Dicas e cuidados: como armazenar alimentos no freezer

Bom dia, dica de hoje é para evitar erros na hora de armazenar alimentos no freezer.

Como de costume utilizamos muitos recipientes de plástico. Cuidado!

 

Processo para resfriamento: O alimento quente precisa esfriar antes de ser armazenado na geladeira.

Ou seja: primeiro fora, depois geladeira, em seguida passamos para o freezer. Este é o processo de resfriamento regra geral. (Nunca coloque direto no freezer).

 

ArquivoExibir

foto reprodução

O plástico é composto por muitas substâncias químicas nocivas à saúde, entre as quais o Bisfenol A. O Bisfenol A (BPA) – é uma molécula instável, entra em contato facilmente com os alimentos contaminando-os.  O consumo de alimentos contaminados pelo BPA expõe o organismo a um composto químico que age de maneira semelhante ao hormônio feminino estrogênio, funcionando como um “desregulador” endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos.

 

Dicas importantes para evitar a exposição ao BPA:

• Não congele ou aqueça alimentos e bebidas armazenados em recipientes plásticos. A liberação do Bisfenol A é intensificada quando ocorre o resfriamento ou aquecimento do plástico.

• Opte sempre por recipientes de vidro, porcelana ou aço inoxidável para armazenar alimentos e bebidas.

• Descarte utensílios de plástico danificados, lave-os preferencialmente com detergente neutro e evite colocá-los na máquina de lavar louças.

• Fique atento às características do plástico. Os produtos que possuem policarbonato em sua composição podem ter o Bisfenol A.

• Observe também os símbolos de reciclagem com o número 7, presentes nas embalagens dentro de um triângulo de reciclagem, pois eles indicam que a embalagem provavelmente contém ou pode conter o BPA em sua composição.

 

Prontinho!!! Faça sempre a opção de recipientes de vidro para evitar toda substância que possa causar mau a saúde.

Ótima semana

 

By Bruna Vascelai

(Dicas da amiga e profissional Caroline Baretta Nutricionista CRN-8 2983)

Comentários

Comente

Tokdom
(45)99949-9150 | (45)99931-5454
Curta e Compartilha
Tokdom nas redes