10 Dicas para iniciar a faxina!

Oi gente, semana passada aconteceu a faxina quinzenal (ou mensal para alguns lares) e geral em minha residencia. Resolvi compartilhar com vocês algumas dicas importantes!

843

Bom, moro em um Loft, porém pó e sujeiras não importa o tamanho da casa, eles aparecem mesmooo!!!

 

Fiz uma lista com dicas de como aconteceu a preparação da faxina na qual pode ajudar na sua. Algumas precauções e fórmulas importantes.

Se sua casa é grande, um dia é pouco!!!! Você precisa de mais tempo e até pode ocorrer a necessidade de uma assistente para dar conta do seu espaço. (Aqui o importante é setorizar, um dia para quartos, salas e banheiros outro para lavanderia, cozinha e área externa)

 

 

DICA NÚMERO 1

Organize sua agenda para um dia em que você tenha o dia todo disponível para fazer sua faxina que só você faz do jeitinho que deseja. Ou se tiver assistente, divida as tarefas e fique você também com alguma função para que o dia seja de muito bem proveito. (Aproveite para fazer os descartes.)

 

 

DICA NÚMERO 2 (um dia antes)

Verifique todos os produtos que precisa ser reposto ou adquirido para a limpeza:

– lavandeira (produtos de limpeza geral, amaciante, sabão em pó, álcool…)

– cozinha (verifique se sua esponja esta de bom estado, produtos para limpar geladeira, fogão, desinfetante para armário de louças, panelas, eletrônicos, potes e mantimentos)

– sala (produto especial para limpeza úmida do seu tapete se houver, produto para o piso específico de sua residência). Aqui uma dica bacana para quem tem piso claro, compre vinagre de limão, na hora de esfregar acrescente ele no produto de costume. Ele ajuda muito a desencardir os rejuntes.

– banheiros (luva, desinfetantes, e produtos de limpeza geral)

– quartos (limpeza geral)

– área externa (Gosto de usar detergente incolor no chão e sabão em pó de roupas mesmo, costumo comprar alguma marca de valor mais inferior)

 

 

DICA NÚMERO 3

Verifique todos os instrumentos de trabalho: vassoura, rodo, panos de chão e de tirar pó, aspirador, esponja etc. Certifique-se de que tudo que precisa está em bom estado pois estes são os instrumentos principais para o grande dia! Compre os necessários, com certeza itens para limpeza são investimentos.

 

 

DICA NÚMERO 4

Na lavanderia, o que for para esfregar ou deixar de molho, panos, meias, calçados, faça um dia antes. Neste dia lave apenas as roupas que irão para a máquina de lavar, ou seja, lavagens que não depende de sua presença ou de sua assistente na lavanderia. (Faça apenas o necessário mesmo)

 

 

DICA NÚMERO 5

Iniciando a faxina

–> primeira etapa: a casa precisa estar em ordem, se organize no dia anterior, a faxina não pode acontecer com as coisas fora de lugar, portanto, dobre as roupas limpas que estão em uso e podem voltar pro armário ou para o varão. Guarde controles remotos, livros e objetos que estiverem fora do seu local de origem, lave as louças, organize sua geladeira retirando restos de comidas, potes sem uso embalagens abertas ou vencidas, etc.

Na semana anterior do dia da faxina geral, eu fiz cada dia da semana um ambiente verificando tudo (gavetas, armários, papéis…) itens para descartar, parar doar e para concertar. Fiz isso em toda casa.

Segunda: banheiro, Terça: quarto, Quarta: sala e assim foi… 

Experimente, com certeza esta reciclagem faz parte já da faxina.

 

 

DICA NÚMERO 6

 

Agora sim –> Abra todas as janelas e mãos a obra!

Retire todo o lixo da casa, faça reposição de papel higiênico, troque roupas de cama e toalhas de banho, rosto e chão.

 

Já deixe perto o Aspirador! Objeto fundamental e excelente pois não deixa a poeira subir. Então antes de levantar os tapetes, passe o aspirador sobre eles. Para tapetes com muitas franjas, estique no sol ou ao ar livre e só pegue novamente no fim da faxina. Para os de materiais mais grosseiros e de pelo curto, um pano úmido com produto para higienizar tapetes é uma ótima escolha. (pode ser pano úmido com álcool)

 

LEVANTE TODOS OBJETOS DA CASA QUE POSSAM SER REMOVIDOS: mesas pequenas, enfeite decorativo, banquetas, amarre as cortinas…

 

Libere o caminho para a limpeza!

 

 

DICA NÚMERO 6

Hora de tirar pó de toda parte interna: Inicie a limpeza dos armários e gavetas. Limpe o local e guarde tudo no lugar novamente. (Faça a solução caseira: ferva com pouca água uma porção de cravos, coloque em um borrifador e complete com álcool)

 

DICA NÚMERO 7

Agora é hora da limpeza externa: Cabeceiras, corrimão, móveis, objetos decorativos, quadros, maçanetas, espelhos… Gosto de usar produtos multi-uso sem cloro.

 

 

DICA NÚMERO 8

Depois de tirar todo pó, com certeza ele está no chão da casa e sem dúvida o melhor momento para usar o aspirador é agora! Então, potência máxima para aspirar TODOS os ambientes da casa.

 

 

DICA NÚMERO 9

Limpeza dos banheiros, instrumento fundamental: use sempre luvas, os itens de limpeza profunda são fortes e prejudiciais a pele. Ligue o chuveiro, aproveite água para molhar de cima para baixo e depois ensaboar todos os rejuntes. A limpeza aqui é com água, sabão, desinfetante e álcool para finalizar. (Caso os rejuntes estejam encardidos, use vinagre antes de usar os demais produtos. O vidro do box se estiver gorduroso, lave com detergente, depois seque bem, e utilize cera de automóvel com mesmo processo do carro: cera + estopa, passe a camada fina e deixei agir por 20 min, depois retire com estopa seca)

Não esqueça de limpar suas escovas e pentes de cabelo: Retire todos os cabelos e deixe de molho com água quente e detergente em uma bacia pequena por aproximadamente 20min. Depois retire, enxague, e deixe secar naturalmente no sol. (Não use o secador de cabelo para acelerar o processo pois ele ajuda a danificar a vida útil da escova)

 

DICA NÚMERO 10 

Último cômodo: cozinha e lavanderia!

Na cozinha de luva: a dica é a limpeza  dos talheres, se forem de cabo de plástico deixe de molho para desencardir: Para cada litro de água 2 colheres de sopa de água sanitária, deixe de molho por 30 minutos depois enxague. Além de desencardir tirar todas as bactérias que impregnam no material.

 

A lavanderia nessa altura já está desorganizada e suja devido a faxina!

 

Mais uma dica bem legal é limpar 2 itens:  seus grampos de roupa e sua máquina de lavar roupas. Você já fez isso?

 

Pois hoje é o dia, DICA: deixe todos os grampos de molho com alvejante por uma hora. Escorra a água e coloque-os no varal para secar! Os grampos ficam no tempo, enfrentam poeira e até bactérias depois seguram a roupa limpa (importante manter sempre limpos).

Já a máquina de lavar, apensar de estar sempre limpa e limpando tudo, ela também precisa de limpeza especial, DICA: Adicione um vinagre de álcool + um pote pequeno de bicarbonato de sódio e ligue no processo mais rápido de limpeza deixando que ela se limpe sozinha processando tudo!!!! Além de limpar todas as impurezas, se estive qualquer sabão aglomerado, vai remove-lo facilmente com este processo.

 

PRONTINHO!!!

Espero que aproveitem algumas das dicas e realizem a faxina! Organização e limpeza com certeza é a soma de mais qualidade de vida!

 

Dicas Bruna Vascelai

Personal Organizer

Cascavel PR

 

DICAS DE 3 PRODUTOS QUE UTILIZAMOS EM CASA E QUE NÃO FICAMOS SEM:

1cravo

Ferva com pouca água cravos, depois em um borrifador coloque a solução e complete com álcool. Excelente anti mofo, traças, insetos… Sem contar que o cheiro é maravilhoso! Uso em toda casa, principalmente interior de armários.

Bicarbonato-de-Sodio

Bicarbonato de sódio para limpezas especiais!

downy_concentrado_brisa_de_verao_500ml__39635_zoom

Amaciante concentrado, gosto de usar aroma de brisa de verão. Rendimento excelente onde compensa o valor do custo, roupas com toque muito melhor e o cheirinho maravilhosos de peças limpíssimas!

coala

produto que apesar de um valor um pouco alto, ele é bem concentrado, tem vários aromas diferentes e é ótimo para adicionar na água quando fizer limpeza. Gosto de usar ele quando limpo chão da casa toda, inclusive banheiros.

Comentários

Comente

Tokdom
(45)99949-9150 | (45)99931-5454
Curta e Compartilha
Tokdom nas redes